As obras dos novos residenciais estão um terço concluídas. Em julho de 2017, Bagé conquistou todas as 1164 unidades residenciais disponibilizadas para o estado do Rio Grande do Sul dentro do programa Minha Casa Minha Vida. O investimento é de cerca de R$ 83 milhões. São 300 apartamentos na avenida Espanha e 564 casas no bairro Morgado Rosa, ambos divididos em dois blocos.
Na Avenida Espanha, a empresa Dallé Construtora já realizou a totalidade da terraplanagem e da fundação já foram concluídos e os dois salões de festas já foram levantados, restando apenas os acabamentos para o serviço ser completado. Atualmente, em cada canteiro de obra, já existem dois blocos de apartamentos com dois pavimentos completos e um com três pavimentos.
Uma das duas estações de tratamento de esgoto necessárias também já foi totalmente concluída. Os blocos serão chamados de Sagrada Família e Nossa Senhora Auxiliadora e, no total, terão 600 apartamentos.
No bairro Morgado Rosa, a Michelon Construtora e Incorporadora informa que 92 casas das 564 já foram construídas, com as primeiras já recebendo a parte de cerâmica e de azulejos. Os trabalhos de impermeabilização, fiação elétrica, colocação de esquadrias de alumínio e rede de água fria e quente, também começaram a ser feitas neste mês.
A parte estrutural, que conta com esgoto pluvial, cloacal e drenagem já está com mais de 60% do serviço concluído no Bagé 1. Já no Bagé 2, o trabalho iniciou recentemente. Nestes locais, os nomes serão substituídos por Moriá e Ebenezer.
Nos dois locais onde estão ocorrendo as obras, são quase 200 funcionários trabalhando em diversas frentes. Destes, a grande maioria são moradores de Bagé.
Entre fevereiro e março deste ano, a primeira fase das inscrições para os residenciais foi realizada na Smasi. Cerca de 5000 pessoas interessadas atualizaram o cadastro no sistema ou inseriram as informações pela primeira vez.
A previsão para a liberação dos locais pelas duas empresas é de 18 meses a partir do início das obras, portanto deve ocorrer em julho de 2019 e, na sequência, serão entregues para as famílias contempladas no sorteio. Tanto a Dallé quanto a Michelon informam que não há nenhum atraso estimado até o momento e que o cronograma e o prazo devem ser cumpridos.
Foto: Rodrigo Sarasol