Na manhã desta quarta-feira (30), a Casa de Cultura Pedro Wayne foi local escolhido para a reunião da diretora da Casa, Heloisa Beckman Morgado; do profissional de informática da Prefeitura de Bagé, Márcio Cattani e a bibliotecária da Unipampa, Vanessa Abreu Dias; para a discussão do projeto de disponibilização via web de todo o acervo de Pedro Wayne.
Conforme Heloísa, além da Casa levar o nome do escritor bageense, a família disponibilizou todo o acervo. "Nós temos que divulgar não só pelo valor, mas pelo compromisso de manter esse conjunto de informações disponíveis para toda a sociedade e dar a devida visibilidade para quem foi Pedro Wayne. Essa parceria está unindo Unipampa, prefeitura, estudantes e professores na preservação da obra", complementou.
De acordo com a bibliotecária, este é um projeto de extensão da universidade e os demais bibliotecários da instituição que também estão envolvidos. "A nossa parte inicia após o sistema estar disponível, com a digitalização de documentos, fotografias e todas as informações que irão compor este museu virtual, como a reconstituição de fotos", explica.
As servidoras já separam o inventário constituído por fotos e documentos e fizeram a relação de livros que compõem a biblioteca de Wayne. No local, há uma sala que reúne todos esses materiais.
Vanessa finaliza informando que esse acervo será disponibilizado através do sistema 'Atom' que é um Software livre para descrição, difusão e acesso de documentos no servidor (site) e que a ideia do sistema é promover o acesso e difusão da memória de Pedro Wayne, posteriormente podendo ser utilizado para outros autores e obras.