A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, realiza nesta quarta-feira (30), as 9h, na Praça Silveira Martins (Coreto), uma ação alusiva ao Maio Vermelho, campanha de conscientização ao combate ao câncer de boca.
Durante a intervenção, serão entregues folders com explicações sobre o autoexame e prevenção de câncer bucal, além de informações gerais sobre como manter a boca saudável.
Segundo a coordenadora odontológica Juliana Deibler, o câncer bucal tem aumentado sua incidência nos últimos anos. "Devemos sempre manter acompanhamento com dentista. Fatores de risco como cigarro, consumo frequente de álcool, exposição excessiva ao sol são bons aliados no aparecimento do câncer bucal", informa. Qualquer paciente que apresentar lesão ulcerada, branca ou vermelha, e que não cicatrize em 10 dias, deve procurar um dentista para realizar uma consulta.
"É importante lembrar que o maior problema do câncer de boca é o diagnóstico tardio, fato este que pode ser evitado através do acompanhamento das lesões bucais pelos especialistas da área", salienta.