A Prefeitura de Bagé informa que alguns serviços serão alterados devido à crise de abastecimento, consequência da manifestação dos caminhoneiros que pedem redução do valor do combustível. Os pacientes que utilizam o Tratamento Fora de Domicílio através da frota da Prefeitura tiveram as viagens suspensas. A medida não afeta, até o momento, os pacientes que viajam por meio da parceria do Governo Municipal com a empresa Ouro e Prata. Caso a empresa manifeste alteração de logística, a partir de então os serviços serão alterados.
Transporte Coletivo
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (25), na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), o secretário Luis Diego Soares e os gerentes das empresas do transporte coletivo de Bagé, Maria da Graça Anversa Vargas (Anversa) e Alexandre Solari (Stadtbus), definiram mudanças nos horários dos trajetos devido a iminente falta de combustível.
A partir da tarde desta sexta, o transporte coletivo funciona com os horários de domingo, ou seja, de hora em hora. Esta decisão vale para o centro e bairros da cidade. Já para a zona rural, o serviço está suspenso até a situação normalizar completamente. A linha que faz o trajeto até o campus rural da Urcamp seguirá normalmente o percurso nesta sexta (25), porém, a partir de segunda-feira (28) não será realizado.
As medidas devem seguir até que se normalize o abastecimento de combustível nos postos.
Daeb
Em razão do desabastecimento de combustível, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está apenas realizando os serviços indispensáveis. O tratamento e distribuição da água segue normalizado. Já os consertos na rede de água e esgoto estão sendo priorizados por urgência.
Outros trabalhos, como instalação de bueiros e construção de caixas de pluviais, foram suspensos até que a situação seja normalizada. O Daeb enfatiza a importância do uso racional da água neste momento.
Coleta de Lixo
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), Nael Abd Ali, a empresa responsável pela coleta de lixo ainda tem combustível para manter o atendimento normal até o início de junho (04/06). Caso a situação não se normalize até esta data, haverá alterações no horário de recolhimento.