A Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) está participando do programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) capacitando professores do ensino fundamental, trazendo inúmeras inovações para a prática pedagógica dos mesmos. Na manhã desta quarta-feira (23), foi realizado mais uma capacitação ministrada pela consultora do Sebrae, Gisele Brum.
De acordo com a consultora, o projeto busca possibilitar o crescimento pessoal e desenvolver práticas de trabalho em equipe encorajando e incentivando o potencial empreendedor dos alunos para que futuramente estes venham a explorar oportunidades de negócios.
Conforme Gisele, os professores passaram por uma formação em 2017, com a intenção de fomentar o empreendedorismo nos anos fundamentais, iniciais e finais, para que o aluno pudesse sentir-se empreendedor tanto na sua vida pessoal quanto na escola. O encontro realizado nesta quarta foi uma oficina para revisar essa metodologia na qual os professores devem repassar aos seus alunos e iniciarem um novo trabalho.
No final do ano, a feira do jovem empreendedor deve ser realizada pela Smed, com a mostra e comercialização dos produtos produzidos pelos alunos que participaram do projeto.
A metodologia está estruturada em nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental. Os alunos são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor, promover a ecossustentabilidade, ética e cidadania, cultura da inovação e cooperação, e o plano de negócio.
A linguagem e a abordagem são adequadas para a idade do aluno, cada ano trabalha com um tema específico:
1º ano "O mundo das ervas aromáticas"
2º ano "Temperos naturais"
3º ano "Oficina de brinquedos ecológicos"
4º ano "Locadora de produtos"
5º ano "Sabores e cores"
6º ano "Eco papelaria"
7º ano "Artesanato sustentável"
8º ano "Empreendedorismo social"
9º ano "Novas ideias, grandes negócios"