Dentro da programação da semana alusiva ao Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Prado Velho apresentou a peça teatral "Não se Cale" aos alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Machado Molina.
O roteiro, que produzido e encenado pela equipe técnica do Cras, retrata o caso fictício de uma menina que era abusada sexualmente por um amigo da família, mostrando ainda conflitos internos vividos por parte desta menor, provenientes do abuso. Também foi mostrado como efetivar a denúncia, pontuando a importância do apoio familiar e da escola. O objetivo da peça é a conscientização sobre o tema "Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes". Após a apresentação, a equipe técnica do Centro de Referência e Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu a distribuição do livro: "A voz do Segredo", e ofereceu orientações e informações sobre o tema.
Na mesma ocasião, a convite do Cras, o curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), representado pela professora Cíntia Rocha e as acadêmicas Lucimara Martins e Alaídes Toniozzo, apresentou dados da pesquisa "Direitos Humanos e Políticas Públicas para o Enfrentamento da Violência Intrafamiliar Contra Crianças e Adolescentes".
Telefones para denúncias:
Disque Direitos Humanos - 100
Conselho Tutelar - (53) 3242 3124
Ministério Público - (53) 3242 8280
Delegacia de Polícia Civil - (53) 3242 9000 ou 197 (24h)
Creas - (53) 3241 0042
Emergência - 190