Durante esta quarta-feira (16), representações municipais de Defesa Civil das cidades de Bagé, Aceguá, Candiota, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Santana do Livramento, Hulha Negra e Dom Pedrito, reuniram-se no salão Oval da Prefeitura de Bagé para uma capacitação dos técnicos referente ao Projeto Capacitar. O objetivo da iniciativa é orientar e repassar informações sobre como deve ser a atuação dos coordenadores municipais da Defesa Civil antes, durante e após emergências ou desastres naturais.
No encontro, foram discutidos também o princípio das atividades de proteção e defesa civil no Brasil e no mundo. O aumento e a recorrência das ameaças vêm acompanhada de um significativo aumento das vulnerabilidades, reflexo de uma maior concentração habitacional nas cidades. Também foram abordados os principais conceitos, sendo eles: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, configurando uma gestão integrada em proteção e defesa civil.
De acordo com o Major e Coordenador Regional da Defesa Civil, Rinaldo da Silva Castro, a gestão de risco de desastre compreende o planejamento, a coordenação e a execução de ações e medidas preventivas destinadas a reduzir os riscos de desastres e evitar a instalação de novos riscos. "O projeto reúne palestras que englobam todas as esferas de proteção e defesa civil. É a maior capacitação em situação de adversidades meteorológicas", complementa.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Tenente Ronaldo da Rosa, a Defesa Civil Regional compreende 24 municípios da região sul e o treinamento é realizado anualmente, sendo de extrema importância para a reestruturação em caso de evento meteorológico adverso. "A participação em eventos como este, é extremamente relevante, reconhecendo ações necessárias a serem desenvolvidas pelos responsáveis de Defesa Civil nos municípios", destaca.