A gagueira é um distúrbio na temporalização da fala que afeta a fluência e a comunicação e a temporalização significa o tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Para amenizar a situação ou controlar totalmente a condição, a Prefeitura de Bagé abre dez vagas para pacientes adultos que queiram participar das sessões.
O local de atendimento será no Pam 1, com a profissional Vanessa Correa, formada em fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do estado de São Paulo (PUC-SP). Além da gagueira, Vanessa também é especializada em disfagia e pacientes com doenças neurológicas.
Os interessados devem comparecer no local a partir das 8h, no dia 5 de junho com cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), carteira de identidade e comprovante de residência. Serão realizadas 16 sessões com os pacientes, sempre às sextas, a partir das 8h, com a primeira programada para o dia 8 de junho.
Serão trabalhados os movimentos orofaciais, a respiração, a voz, técnicas de relaxamento, suavização dos movimentos de fala e melhorias de ritmo.
Vanessa falou sobre a iniciativa: "Se seguirem todas instruções, não faltarem às sessões e fizerem os exercícios que passaremos para realizarem em casa, será possível controlar esta disfluência", garantiu.