Na manhã de hoje (15), o Núcleo de Apoio à Saúde (Nasf) realizou diversas palestras do Programa Saúde na Escola (PSE), abordando sobre prevenção de álcool e drogas. As atividades aconteceram na escola São Pedro, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mascarenhas, Emef João Severiano e Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Anelise Ravaza. Mensalmente, mais de 30 escolas são visitadas pelo grupo, não só da rede municipal, mas também estadual, atingindo mais de 12 mil alunos e colocando Bagé entre as 10 primeiras cidades que contempla o maior número de alunos participantes do PSE no ranking do Estado, que conta com 346 municípios.
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, juntamente com a Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), formalizaram as responsabilidades e metas inerentes à execução do programa, que tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes através de ações de prevenção e atenção à saúde. Também são parceiros do programa a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Primeira Infância Melhor (PIM), as 17 unidades de saúde, Núcleo de Apoio à Saúde (Nasf), Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (SAIS) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
A coordenadora do projeto, Ana Maria do Couto Ferreira, ressaltou que o objetivo é levar orientação para reverter casos de vulnerabilidade "Não tem como ter educação se não tiver saúde, então realizamos um trabalho pra subsidiar as escolas, fomentando sempre a questão do melhor para o aluno", pontuou.
As palestras continuam durante a semana e no sábado (19), será realizada uma divulgação do projeto com ações físicas, das 9h ao 12h na escola São Pedro.