Para refletir sobre a saúde mental, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através do Centro de Atenção Psicossocial Saúde Mental (Caps II), programou uma série de atividades na próxima sexta-feira (18), para os usuários da unidade e comunidade em geral, para celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
A programação está marcada para iniciar às 14h, na rua Cel. José Otavio, ao lado do Cap II, onde acontecerá uma mateada, com distribuição de erva mate e água quente, pipoca e música ao vivo, com a apresentação dos pacientes da oficina terapêutica, ministrada pelo professor Émerson Jardim, com o projeto Inclusão Através da Música (IAM).
De acordo com a coordenadora do Caps II, Flavia Pedroso, o evento contará com a presença dos estagiários de serviço social e psicologia, que estarão abordando os participantes para uma conversa sobre saúde mental. As atividades estão sendo organizadas pela coordenação do Caps Saúde Mental, pelo professor do projeto IAM e a coordenadora da Residência Terapêutica, Michele Greco Rodrigues.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído para marcar as mobilizações em torno do fechamento de manicômios a mudança do modelo de cuidado realizado nos espaços de vida dos usuários na comunidade, oferecendo autonomia, identidade e liberdade de expressão. Além de propor o tratamento da pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar.
ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.