Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS!

Cidade

Programação da semana de combate ao abuso de crianças e adolescentes

Publicada em 15/05/18 às 09:35hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

 Programação da semana de combate ao abuso de crianças e adolescentes
 (Foto: Aline Sabedra)
A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), através da Coordenação de Proteção Social Especial, realiza a "Semana do 18 de maio", que é o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é mobilizar toda a sociedade bageense a participar da luta em defesa dessas vítimas que ainda não sabem como se defender dos agressores. 

A programação iniciou nesta segunda feira (14) com o lançamento, na Casa de Cultura Pedro Wayne, do livro "A voz do Segredo: narrativas de abuso sexual infantil", que descreve casos reais de crianças e adolescentes vítimas de violência. O livro foi escrito pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), que passou para o papel as narrativas que vivenciam em seus cotidianos de trabalho. A obra está sendo distribuída de forma gratuita e pode ser encontrada também no Creas, na Smasi e ainda alguns exemplares estarão disponíveis na Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed). 

Ainda durante o evento, também estava disponível uma exposição denominada "Retratos da Violência Sexual sob a ótica de crianças e adolescentes". São desenhos feitos pelas vítimas infantis e suas mães. A mostra foi criada a partir dos trabalhos desenvolvidos de forma lúdica, que segundo a supervisora do Creas, Aline Dourado, se trata de uma abordagem baseada no fato de que brincar, desenhar ou escrever livremente, facilita a expressão e a elaboração dos traumas vivenciados. Por isso, durante os atendimentos é dada a oportunidade da criança libertar seus sentimentos e problemas através da brincadeira. 

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, para número 100. 

Sobre o Creas  

A proteção especial de média complexidade é responsável pelo atendimento às famílias e indivíduos, cujos direitos estão violados, mas os vínculos familiares ainda não foram rompidos. No município de Bagé, o CREAS é o órgão responsável pelo atendimento das famílias negligenciadas e/ou violentadas. Os atendimentos ocorrem através de uma equipe multidisciplinar, com foco no apoio psicossocial, através da acolhida do assistente social e psicólogo. As orientações também contam com acompanhamento jurídico através de um advogado. 

Sobre a data 

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (Espírito Santo), uma atrocidade chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos. 


Programação: 

15/05 
- Roda de conversa como estratégia de mobilização e formação da comunidade e rede territorial, promovida pelo Cras Ivo Ferronato - 9h 
Local: Refeitório da Escola Profª Cleusa Britto Giorgis (Rua: Ponciano Maciel Maia, nº 2950, Bairro: Ivo Ferronato) 

- Peça Teatral apresentada pelo CRAS Prado Velho - 14h 
Local: Ginásio da EMEF Profª Maria de Lourdes Machado Molina (Rua: Analise Abott Ravaza, nº 335, Bairro: Morgado Rosa) 

16/05 
- Gincana promovida pelo CRAS Damé em parceria com EMEF Profª Reny da Rosa Collares - 14h 
Local: Sede da Escola (Rua: Prof. Miranda, nº 1430, Bairro: Arvorezinha)

- Participação na semana acadêmica da Universidade IDEAU, explanação do trabalho realizado no Creas aos alunos do Curso de Psicologia - 19h30 
Local: Sede da Universidade (Av: Santa Tecla, nº 200) 

17/05 
- Palestra a respeito do Tema Palestrante Convidado: Professor do Curso de Direito da URCAMP, Rafael Bueno da Rosa Moreira, Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2014) - 13h30 às 17h 
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Av: General Osório, nº998, Centro)



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2022 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD