A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), através da Coordenação de Proteção Social Especial, realiza a "Semana do 18 de maio", que é o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é mobilizar toda a sociedade bageense a participar da luta em defesa dessas vítimas que ainda não sabem como se defender dos agressores.
A programação iniciou nesta segunda feira (14) com o lançamento, na Casa de Cultura Pedro Wayne, do livro "A voz do Segredo: narrativas de abuso sexual infantil", que descreve casos reais de crianças e adolescentes vítimas de violência. O livro foi escrito pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), que passou para o papel as narrativas que vivenciam em seus cotidianos de trabalho. A obra está sendo distribuída de forma gratuita e pode ser encontrada também no Creas, na Smasi e ainda alguns exemplares estarão disponíveis na Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed).
Ainda durante o evento, também estava disponível uma exposição denominada "Retratos da Violência Sexual sob a ótica de crianças e adolescentes". São desenhos feitos pelas vítimas infantis e suas mães. A mostra foi criada a partir dos trabalhos desenvolvidos de forma lúdica, que segundo a supervisora do Creas, Aline Dourado, se trata de uma abordagem baseada no fato de que brincar, desenhar ou escrever livremente, facilita a expressão e a elaboração dos traumas vivenciados. Por isso, durante os atendimentos é dada a oportunidade da criança libertar seus sentimentos e problemas através da brincadeira.
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, para número 100.
Sobre o Creas
A proteção especial de média complexidade é responsável pelo atendimento às famílias e indivíduos, cujos direitos estão violados, mas os vínculos familiares ainda não foram rompidos. No município de Bagé, o CREAS é o órgão responsável pelo atendimento das famílias negligenciadas e/ou violentadas.
Os atendimentos ocorrem através de uma equipe multidisciplinar, com foco no apoio psicossocial, através da acolhida do assistente social e psicólogo. As orientações também contam com acompanhamento jurídico através de um advogado.
Sobre a data
O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (Espírito Santo), uma atrocidade chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos.
Programação:
15/05
- Roda de conversa como estratégia de mobilização e formação da comunidade e rede territorial, promovida pelo Cras Ivo Ferronato - 9h
Local: Refeitório da Escola Profª Cleusa Britto Giorgis (Rua: Ponciano Maciel Maia, nº 2950, Bairro: Ivo Ferronato)
- Peça Teatral apresentada pelo CRAS Prado Velho - 14h
Local: Ginásio da EMEF Profª Maria de Lourdes Machado Molina (Rua: Analise Abott Ravaza, nº 335, Bairro: Morgado Rosa)
16/05
- Gincana promovida pelo CRAS Damé em parceria com EMEF Profª Reny da Rosa Collares - 14h
Local: Sede da Escola (Rua: Prof. Miranda, nº 1430, Bairro: Arvorezinha)
- Participação na semana acadêmica da Universidade IDEAU, explanação do trabalho realizado no Creas aos alunos do Curso de Psicologia - 19h30
Local: Sede da Universidade (Av: Santa Tecla, nº 200)
17/05
- Palestra a respeito do Tema
Palestrante Convidado: Professor do Curso de Direito da URCAMP, Rafael Bueno da Rosa Moreira, Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2014) - 13h30 às 17h
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Av: General Osório, nº998, Centro)