Para os interessados a largarem o vício de fumar, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), realiza, nesta sexta-feira (11), às 8h, a inscrição de 60 vagas para o primeiro grupo de controle ao tabagismo de 2018.
Os encontros serão realizados semanalmente durante quatro semanas e depois quinzenalmente. O tratamento oferecido pela rede pública é orientado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e baseado em terapia cognitiva comportamental, ou seja, é orientado para a mudança do comportamento do fumante. O suporte medicamentoso, composto por adesivo e goma de nicotina e bupropiona, é um aliado importante, pois ajuda a amenizar os efeitos da abstinência.
Segundo a coordenadora do Caps AD, Rúbia Marinho, os medicamentos funcionam como um auxílio, uma vez que o principal fator para que se consiga parar de fumar é o suporte oferecido pelo grupo e o paciente alimentar tal desejo. "A principal função do grupo é orientar, é essa troca, essa ajuda mutua, que os encontros oferecem", ressaltou.
Rúbia também salienta que a procura por apoio para abandonar o cigarro é grande. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar que realiza um suporte técnico muito importante, fazendo com que os que aderem ao tratamento tenham maior sucesso perante aos que tentam abandonar o hábito de fumar sozinhos.