No período de 12 a 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) realiza a Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. As atividades fazem referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, e serão coordenadas pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).
De acordo com a coordenadora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do Creas, Lisandra Lucas, a mobilização tem o objetivo de chamar atenção da sociedade acerca da violência contra crianças e adolescentes, com a finalidade de evitar a propagação de agressões contra esses jovens.
A coordenadora informa, ainda, que durante a programação será lançado o livro "A voz do segredo: narrativas de abuso sexual infantil", que será distribuído de forma gratuita. A edição estará disponível na Smasi e no Creas. Alguns exemplares serão entregues à Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed).
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, ao saber de algum caso de violência sexual infantil, deve-se procurar o conselho tutelar, delegacias especializadas, brigada militar, polícia federal ou rodoviária e ligar para o Disque Denúncia Nacional, para número 100.
Sobre a data:
O dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (Espírito Santo), uma atrocidade chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos.
Programação:
12/05 (sábado)
11h - Participação da Equipe do CREAS no Grande Jornal Difusora
14/05 (segunda-feira)
13h30 - Exposição de desenhos sobre o tema da Violência Sexual
Local: Casa de Cultura Pedro Wayne (Av. Sete de Setembro, nº 1001, Centro)
15h - Coquetel de lançamento do livro - Local: Casa de Cultura Pedro Wayne (Av. Sete de Setembro, nº 1001, Centro)
15/05 (terça-feira)
9h - Roda de conversa como estratégia de mobilização e formação da comunidade e rede territorial, promovida pelo Cras Ivo Ferronato
Local: Refeitório da Escola Profª Cleusa Britto Giorgis (Rua: Ponciano Maciel Maia, nº 2950, Bairro: Ivo Ferronato)
14h - Peça Teatral apresentada pelo CRAS Prado Velho
Local: Ginásio da EMEF Profª Maria de Lourdes Machado Molina (Rua: Analise Abott Ravaza, nº 335, Bairro: Morgado Rosa)
16/05 (quarta-feira)
14h - Gincana promovida pelo CRAS Damé em parceria com EMEF Profª Reny da Rosa Collares
Local: Sede da Escola (Rua: Prof. Miranda, nº 1430, Bairro: Arvorezinha)
19h30 - Participação na semana acadêmica da Universidade IDEAU, explanação do trabalho realizado no Creas aos alunos do Curso de Psicologia
Local: Sede da Universidade (Av: Santa Tecla, nº 200)
17/05 (quinta-feira)
13h30 às 17h - Palestra. Palestrante Convidado: Professor do Curso de Direito da URCAMP, Rafael Bueno da Rosa Moreira, Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2014)
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Av: General Osório, nº998, Centro)
18/05 (sexta-feira)
10h - Encerramento - Caminhada Alusiva ao 18 de maio
Local: Saída da Praça de Esportes, percorrendo a Av. Sete de Setembro, até a Praça do Coreto.