Apesar do mau tempo atrapalhar algumas atividades das empresas que estão construindo os residenciais que somam 1164 moradias na cidade de Bagé, o cronograma não sofreu atrasos. Em ambos os canteiros de obras as etapas estão sendo cumpridas normalmente.
No Morgado Rosa, onde a empresa Michelon Construtora e Incorporadora é a responsável por erguer dois blocos de moradias denominados Moriá e Ebenezer, 45 casas já estão concretadas. Segundo uma das responsáveis pela obra, a arquiteta Hebe Damé, a terraplanagem total da área deve ser encerrada em dois meses, exatamente como consta no calendário. Também em andamento, a parte estrutural, como esgoto pluvial, cloacal e drenagem, está com as etapas sendo realizadas nos dias programados.
Hebe informa, ainda, que as casas começam a receber, ainda este mês, colocação da parte hidráulica interna e as cerâmicas. Já as montagens das esquadrias iniciam em junho. No lado externo, o primeiro passeio público será construído ainda em maio. No local, serão entregue 564 residências.
Na avenida Espanha, a Dallé Construtora é responsável pelas edificações que totalizarão 600 apartamentos. Com a terraplanagem concluída há um mês, as equipes trabalham em outras frentes. Responsável pelos trabalhos no local, o engenheiro Carlos Silveira informa que, das 38 fundações necessárias, falta somente uma a ser construída. Já a estrutura de esgoto pluvial, cloacal e drenagem está 90% pronta no Espanha 2 (E2) e 10% no Espanha 3 (E3), que posteriormente serão chamados de Sagrada Família e Nossa Senhora Auxiliadora.
Silveira informa também que no E2 seis apartamentos já estão concretados e, destes, quatro estão com lajes. Já no E3, são quatro concretados e um com a laje. As malhas de parede com sistema elétrico já estão concluídas para seis apartamentos no E2 e oito no E3. A pavimentação do E2 está 90% concluída. No E3, este trabalho ainda não foi iniciado. Os salões de festas, que também fazem partes dos dois blocos de 300 apartamentos, estão 70% prontos em ambos locais.
Em julho de 2017, a Prefeitura de Bagé conquistou a totalidade das unidades habitacionais destinadas para o Rio Grande do Sul dentro do programa Minha Casa Minha Vida.
Residenciais da Av. Espanha, Sagrada Família e Nossa
Senhora Auxiliadora (Foto: Rodrigo Sarasol).