Em apenas uma semana de atendimento, o quinto Centro de Referência em Saúde Eduardo Sá Monmany, entregue a comunidade pela Prefeitura de Bagé através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, realizou cerca de mil atendimentos aos moradores do bairro Getúlio Vargas e arredores, Ivo Ferronato e Malafaia.
A unidade, que foi entregue pela antiga gestão em condições inadequadas para atendimento, foi revitalizada pelo novo governo em 16 meses, com projeto da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan).
A obra foi custeada com recursos próprios da pasta, sendo investidos cerca de R$ 473,9 mil. A estrutura. atualmente, tem quase o dobro de espaço físico e conta com uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), credenciado em tempo recorde pelo Ministério da Saúde, composto por médico, enfermeiro, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e vacinação, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Primeira Infância Melhor (PIM), além dos médicos especialistas como, ginecologista obstetra, pediatra, cardiologista, fisioterapeuta, atendimento odontológico, raio x dentário e um farmacêutico com uma farmácia completa, eletrocardiograma e desfibrilador para eventualidades e rampa de acesso, que dá ao paciente portador de deficiência acessibilidade, que também não existia nessa qualidade.
Segundo a enfermeira coordenadora do quinto Centro de Referência, Caroline Ceolin, a primeira semana teve grande procura da comunidade. "Estamos satisfeitos pois conseguimos atender da melhor maneira possível", pontuou.
São Bernardo
O secretário de saúde Mário Mena Kalil, anunciou na manhã de hoje (27), que em conversa com o chefe de gabinete Giovane Morales, ficou decidido que a partir desta sexta-feira, cerca de 3 mil moradores do bairro São Bernardo farão parte da referência do Eduardo Sá Monmany, contando com todas as especialidades e farmácia da unidade.