A responsável pelo setor de inclusão da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), Cimone Barbosa Gonzales Halberstadt, apresentou, na manhã de hoje, o Projeto Mapeamento das pessoas com deficiência, que visa à obtenção de resultados quantitativos para a criação de ações de políticas públicas voltadas aos deficientes.
A iniciativa, idealizada por Cimone e pela voluntária da Associação Bageense de Pessoas com Deficiência (Abadef), Vitória Vasconcelos, aborda a ideia de um software de captação de dados em toda a rede da Prefeitura de Bagé.
O próximo passo, de acordo com Cimone, é realizar um estudo para saber onde será implantado e criar parcerias com algumas associações. A instalação deste software vai facilitar o monitoramento de situações pontuais, ajudando na criação de projetos. Assim que instalado este recurso, a população também vai ter acesso livre a todas as informações.
A responsável de inclusão também salientou que o projeto vai diminuir barreiras de forma efetiva. "Vai trazer uma visão mais ampla e a partir daí vamos criar políticas públicas. É o início de um trabalho que vai melhorar a interação de pessoas com deficiência, além de gerar inclusão", salientou.