Um órgão que há tempos está na pauta da cidade é a construção de um Centro Regional de Perícias. Para concretizar esta conquista, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos está formatando projetos que ainda não haviam sido realizados.
Bagé utiliza os serviços da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (7ª CRP), instalada em Santana do Livramento que, quando necessário, envia profissionais para realizarem as atividades pertinentes. Para agilizar a situação, a Geplan está incumbida de executar parte dos projetos, como a estrutura do prédio e redes elétricas e hidráulicas, além da refrigeração, já que a planta arquitetônica foi apresentada pelo estado no começo do ano.
O objetivo da pasta é que o material esteja pronto dentro de 30 dias e seja enviado para a Secretaria de Obras do Estado para aprovação. Após esta etapa é aberto edital de licitação, onde constará o prazo para a empresa vencedora realizar a obra.
A instalação possibilitará mais agilidade, já que não será mais necessário aguardar mais de duas horas para a chegada dos profissionais de Santana do Livramento. Diversos casos de crimes ou acidentes terão solução ou informações técnicas em um tempo muito menor.
Após a conclusão dos projetos, as documentações devem voltar para a sede do IGP, onde serão avaliadas pela diretoria do órgão. Logo após, deve ser iniciada a obra na área destinada à instalação do serviço, localizada na rua Vinte de Setembro, nº 889. A instalação da estrutura será custeada através de permuta de terrenos ociosos de propriedade do Estado, sem necessidade, desse modo, de disponibilidade financeira.