Na noite desta quarta-feira, o prefeito Divaldo Lara e o secretário de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, Esquerda Carneiro, anunciaram que a cidade está habilitada para desenvolver o programa federal Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Com o título 'Quanto mais cuidado, mais futuro", a iniciativa foi lançada em março deste ano com o objetivo de ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância. O programa surgiu como uma ferramenta que promove o desenvolvimento infantil e apoia gestantes, em vulnerabilidade social, na preparação para o nascimento até as crianças completarem seis anos.
Para participar do Criança Feliz, é necessário que a pessoa esteja inserida no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família.
Serão investidos no município, nesta fase do programa, R$ 540 mil, sendo destes 80% de recursos fixos e 20% variáveis. O valor será utilizado principalmente para compra de material de consumo e folha de pagamento e deve atingir 600 beneficiados em Bagé.