Há 23 anos, municípios da região disponibilizam luz para a localidade fronteiriça da Serrillada na parte uruguaia. Desde janeiro de 2017, o Governo Municipal de Bagé, juntamente com Dom Pedrito e Rivera, tenta aumentar a parceria, solicitando que o Uruguai disponibilize água para o lado brasileiro.
As tratativas foram retomadas em janeiro do ano passado, já que o governo anterior iniciou os trâmites, porém sem avanços concretos. O segundo passo, ocorreu no dia 02 de maio, na própria localidade, quando o vice-prefeito de Bagé, Manoel Machado; o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves; o intendente de Rivera, Marne Osorio Lima; e o deputado federal uruguaio Tabaré Vieira Duarte, assinaram uma carta de intenção, que garante que ambos os lados estavam dispostos em realizar os trâmites legais para que o país vizinho possa ceder água às casas do lado brasileiro.
Em agosto, mais duas agendas foram cumpridas pelo lado bageense. O prefeito Divaldo Lara recebeu Osorio, no dia 23, no gabinete e combinaram a busca por agilidade nos trâmites nas esferas estaduais dos dois países para garantir o fornecimento de água. Já no dia 29, na Capital da Paz, Divaldo reiterou a busca pelo objetivo e falou sobre a união das partes: "A força de trabalho e a união tem sido as marcas da gestão do nosso governo e os resultados positivos nos mostram que essa é a fórmula correta. Unidos, cresceremos muito mais", destacou.
Para dar continuidade ao tema, o Salão Nobre da Prefeitura recebe, nesta quinta-feira, a partir das 9h, mais um encontro sobre o assunto. Além da município, o evento é promovido pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores - ERESUL e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para a reunião, são aguardadas pessoas da população interessada e representantes do Ministério das Cidades, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), Agência Nacional de Águas (Ana), Intendência de Rivera, Consulado do Uruguai, Consulado do Brasil no Uruguai, a Corsan, a CEEE, dentre outros.
Cronograma do evento
9h - Abertura
9h20 - Apresentação das medidas que estão sendo tomadas pelas Prefeituras de Bagé e Dom Pedrito para o fornecimento de água à localidade da Serrilhada.
9h50 - Medidas que o Governo do Estado está tomando para concretizar o fornecimento de água para a Serrilhada
10h10 - Proposta dos representantes do Uruguai para o fornecimento de água
10h40 - Proposta do Ministério das Relações Exteriores para a regularização do fornecimento emergencial de água.
11h - Debate, apresentação de sugestões e fechamento de propostas de ações positivas para a solução definitiva do problema.
11h50 - Apreciação da ata da reunião e assinaturas.