A Casa de Cultura Pedro Wayne, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), já prepara sua próxima exposição, que será apresentada no local a partir do dia 24 de abril. Trata-se da "Rabiscando o Rio Grande do Sul", de F. Jean Lucca, que consiste em registrar o patrimônio arquitetônico de cidades do estado. O método utilizado é para realizar os desenhos são galhos molhados em nanquim, uma antiga técnica descoberta por povos da Ásia Oriental.
Economista por profissão e desenhista autodidata, natural de Santo Ângelo e residente em Bagé há sete anos, Jean Lucca se dedica a registrar a história do povo gaúcho e as tradições. Deu início ao projeto "Rabiscando o Rio Grande do Sul" há um ano. Já realizou uma exposição na cidade histórica de Piratini/RS, durante todo o mês de setembro de 2017, no Museu Histórico Farroupilha.
Os 20 desenhos feitos naquela cidade passam por compilação para a formação de um livro digital, a ser lançado em breve, sob o título: "Rabiscando Piratini - Um Passeio pela História da República Rio Grandense".
Em Bagé, o artista tem registrado os belos prédios ecléticos, especialmente exemplares da arquitetura urbana e construídos no início do séc XX. A exposição poderá ser visitada até o dia 13 de maio.