Uma manifestação artística que convida para uma reflexão sobre as marcas deixadas pela violência praticada contra as mulheres, trata-se da Exposição "Não Abafa o Caso", que foi inaugurada em Bagé e é promovida pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso através da Coordenadoria Municipal da Mulher.
A mostra, que vai ser itinerante, teve início nessa segunda-feira (16) na própria coordenadoria, passará por vários locais públicos de Bagé e consiste na luta pela defesa dos direitos da mulher e de seu direito básico de ser respeitada como ser humano, em sua integridade física, moral e psicológica. São fotos captadas pelas lentes da fotógrafa Mariana Molinas, que registrou com grande sensibilidade, mulheres servidoras do estado que já passaram por violência física. Ainda, quem visitar a exposição receberá uma cartilha que busca informar as mulheres sobre os seus direitos, além de informações sobre os tipos de violências e telefones úteis para denúncias.
A coordenadora das políticas públicas para as mulheres, Cândida Navarro, salientou a importância do tema. "Precisamos estar sempre alertas, o foco principal é salientar a importância da denúncia, venha ela de onde vier. Não podemos nos calar diante de nenhum tipo de violência contra a mulher. Esse é um assunto muito sério". Cândida ainda lembrou do recente caso de feminicídio que aconteceu em Bagé, quando Darlene Silva foi brutalmente assassinada pelo seu companheiro. "A morte de Darlene clama por justiça e não pode passar em vão, precisa servir de alerta às mulheres que estejam vivendo um relacionamento abusivo. Não podemos permitir que casos de violência que muitas vezes possam parecer sutis, com o passar do tempo e da aceitação, do que possa parecer normal, virem uma tragédia", finalizou.
A exposição é gratuita, segue abaixo os dias, horários e locais:
- 16/04 - Coordenadoria da Mulher das 8 às 16h
- 17/04 - Centro Administrativo das 8 às 15h
- 18/04 - Coordenadoria da Mulher das 8 às 16h
- 19/04 - Câmara de Vereadores das 8 às 13h
- 20/04 - Coordenadoria da Mulher das 8 às 16h