A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência inaugura, nesta terça-feira (17), às 10h, as novas instalações do posto de saúde Eduardo Sá Monmany, que agora é um Centro de Referência em Saúde. A unidade é a quinta a ser instalada no município, que hoje conta com Centros de Referência da Arvorezinha, Floresta, Centro Social Urbano e Caic.
O centro que vai beneficiar o bairro Getúlio Vargas e arredores, Ivo Ferronato e Maláfaia, conta com uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) já credenciado pelo Ministério da Saúde, composto por médico, enfermeiro, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e vacinação, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Primeira Infância Melhor, além dos médicos especialistas como, ginecologista obstetra, pediatra, cardiologista, fisioterapeuta, atendimento odontológico, raio x dentário e um farmacêutico com uma farmácia completa, eletrocardiograma e desfibrilador para eventualidades e rampa de acesso, que dá ao paciente portador de deficiência acessibilidade, que também não existia nessa qualidade.
Segundo o titular da pasta Mário Mena Kalil, a antiga situação do posto era insalubre e com condições inadequadas para atendimento. A comunidade daquela região, durante 16 anos, contou apenas com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), disponibilizando somente consultas de ginecologia, clínico e odontologia uma grande diferença perante a nova situação, que em apenas 16 meses foi transformada, com recursos próprios, em um verdadeiro espaço de saúde, onde cerca de 20 mil usuários iram se beneficiar dessa nova estrutura "Nós estamos levando para aquela população um atendimento fantástico, olha o número de profissionais que estamos disponibilizando para atender essa comunidade", salientou.
A solenidade de entrega do prédio para a comunidade, acontece nesta terça-feira (17). Quarta e quinta-feira ocorre o treinamento das equipes e na sexta-feira os usuários já podem marcar as consultas na segunda-feira (23) os atendimentos já começam a ser realizados.