A eleição do Colegiado Escolar será nesta sexta-feira, das 8h às 20h, em todas as escolas de ensino fundamental (Emef) da rede municipal. A divulgação do resultado oficial do pleito será logo após o término da contagem dos votos.
Segundo a diretora-geral da Smed, Rita de Cácia Lopes, o Colegiado Escolar é uma organização formada por representantes dos pais, professores, servidores e alunos que auxiliam na tomada de decisões no âmbito administrativo e político-pedagógico, sendo que a sua eleição ocorre de dois em dois anos, de maneira direta. Estão aptos a votar pais ou responsáveis legais, funcionários e alunos a partir de 10 anos de idade.
Rita registra que as eleições devem acontecer em 32 escolas localizadas no município e uma na zona rural e informa ainda que nas escolas Pérola Gonçalves, São Pedro, Creusa Brito Giorgis, Padre Edgar Aquino Rocha, Manoela Teitelroit, Nossa Senhora das Graças e Fundação Bidart haverá a concorrência de mais de uma chapa. As demais têm apenas um candidato.
A Secretária da Smed, Adriana Lara, tem boas expectativas em relação à eleição da próxima sexta-feira. "Esperamos que tudo transcorra de forma positiva, para que a comunidade escolar como um todo seja beneficiada, visando sempre o trabalho e a união das pessoas", reforçou.
Adriana ainda destacou que a pasta está integrando a comunidade escolar: "Estamos trazendo os pais para dentro da escola do filho. Além de tratar da questão administrativa e pedagógica, o diretor ou diretora também terá que ser um gestor democrático", disse ela. A posse dos novos diretores e vices está prevista para acontecer no dia 27 de abril, às 19h, no salão Nobre da Prefeitura.