A primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) do país foi inaugurada nesta sexta-feira, em Bagé. A implantação de delegacias especializadas neste tipo de crime atende a uma proposta do deputado Sérgio Turra (Progressistas), levada à Secretaria de Segurança Pública do Estado no ano passado - com o apoio de lideranças rurais da Campanha. A Delegacia Especializada de Bagé é a primeira de cinco que serão instaladas no Estado, conforme anúncio feito pelo governo gaúcho na última Expointer.
Em agosto de 2017, o deputado apresentou ao secretário de Segurança Pública, Cézar Schrirmer, a proposta de criação de uma delegacia especializada. Em setembro, durante a realização da Expointer, o governo anunciou que atenderia o pedido.
Desde o ano passado, a Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários da Assembleia Legislativa vem promovendo audiências pelo interior do estado, reunindo os órgãos da Segurança Pública e entidades do setor para intensificar as ações de combate ao crime organizado no campo. Por outro lado, o trabalho da força-tarefa da Polícia Civil, que deu origem às DECRABs, resultou na queda de 30% nos casos de abigeato registrados no primeiro trimestre deste ano.
A sede da DECRAB funciona em uma unidade física cedida pelo governo, localizada na Rua Rodrigues Lima, 290. Conta com dois delegados, sete policiais civis, e atenderá aos municípios da Campanha. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário de Segurança, Cézar Schirmer, e de autoridades regionais e estaduais.