A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), através da Coordenação de Proteção Social Básica, promoveu no Centro do Idoso nesta sexta-feira (13) um encontro de capacitação para os Conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social de Bagé. O objetivo foi esclarecer, discutir e levantar questões sobre atribuições do Conselho.
A palestra foi ministrada pela pedagoga conselheira estadual, Mara Maria Valandro, que veio de Porto Alegre exclusivamente para a conversa. "Assistência Social é a área que mais influência nas outras políticas públicas, pois as ações praticadas surgem a partir das necessidades dos cidadãos. Temos compromissos e responsabilidades sociais. Devemos nos colocar no lugar de quem necessita do serviço de assistência social", destaca.
A Coordenadora de Proteção Social Básica da Smasi e presidente do Conselho, Adriana Tholozan, falou sobre a capacitação dos conselheiros de assistência social. "Deve ser promovida de forma sistemática e continuada; participativa, com a finalidade de produzir e difundir conhecimento que devem ser direcionados ao efetivo exercício do controle social e ao aprimoramento da política pública", finaliza.
Rogerio
12/03/2024 - 14:10:48
O Conselho precisa entender que entre as suas pricipais atribuições, destaca-se a de FISCALIZAR os atos governamentais, assim como: garantir e preservar os direitos dos cidadãos, assim como, garantir que a gestão entenda seu papel e como deve se conduzir. Tenho visto absurdos nas gestões da Saúde e da Assistência Social.