As eleições de diretores e vices da rede municipal de ensino fundamental (Emef) de Bagé, que vão coordenar as instituições entre 2018 e 2020, está marcada para o dia 20 de abril, das 8h às 20h, nas 32 escolas localizadas na cidade e uma na zona rural. A divulgação do resultado oficial do pleito será logo após o término da contagem dos votos. Estão aptos a votar pais ou responsáveis legais pelos alunos, estudantes maiores de 12 anos, professores e funcionários das instituições.
De acordo com a diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), Rita de Cácia Lopes, houve uma alteração na lei 3.890, modificando prazos de gestão, data do pleito, normas sobre reeleição e o tempo mínimo de magistério para a candidatura. A eleição, que estava prevista para acontecer em dezembro do ano passado, foi prorrogado para abril.
Rita registra que as eleições nas escolas Pérola Gonçalves, São Pedro, Creusa Brito Giorgis, Padre Edgar Aquino Rocha, Manoela Teitelroit, Nossa Senhora das Graças e Fundação Bidart haverá a concorrência de mais de uma chapa. As demais têm apenas um candidato.
A diretora-geral ainda informa que a escolha é democrática, onde quem elege a nova direção é a comunidades escolar, pais e os próprios alunos. A posse dos novos diretores e vices está prevista para acontecer no dia 27 de abril, às 19h, no salão Nobre da Prefeitura.