Um livro que já foi lido por você e que está guardado em casa, pode ser muito útil para alguém. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, promoveu nesta quarta-feira (11), no Centro do Idoso, uma troca de livros entre a comunidade. O objetivo foi estimular nas pessoas o compartilhamento de obras que tenham sido prazerosas, trazendo alegria, estimulando emoções e incentivando a leitura.
A iniciativa é o ponto de partida para mais um trabalho em rede realizado na cidade, que será entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Smasi, que já agendaram outras atividades incentivando a leitura. Ainda, o Centro do Idoso foi convidado pela equipe da Biblioteca a participar de um evento dedicado a eles, no dia 24, que serão recepcionados pela Fábrica de Gaiteiros, e na sequência, será feito um passeio cultural, no qual a biblioteca será formalmente apresentada aos idosos e colocada à disposição. A atividade ainda contará com uma apresentação teatral do grupo "Os Carlitos". Desde já, a biblioteca apresenta um diferencial, os idosos que estão inscritos no Centro do Idoso, ao contrário da comunidade que hoje ao se associar, paga uma taxa R$20,00 por ano, eles pagarão somente R$10,00 anualmente e poderão ter acesso a todo o material literário assim como ao espaço.
O Secretário Esquerda Carneiro pontua a importância da atividade: "Livro é conhecimento e conhecimento deve circular, ser trocado e compartilhado". Já a Coordenadora de Políticas para o Idoso se sente muito feliz em poder ofertar mais este diferencial aos usuários do espaço, pois a busca por novidades e atividades que visem beneficiar o idoso, é constante.