A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), através da Coordenação de Cidadania e Trabalho, em parceria com o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) e com a Emater, promoveu, nesta semana, uma reunião para tratar assuntos referentes a reativação das hortas comunitárias.
A reunião, que teve a participação do assessor de projetos e nutricionista da Smasi Francisco Portela, da enfermeira Andréia Vieira do programa Estratégia de Saúde da Família, da assistente social do Cras Ivo Ferronato Delisane Goulart, do agrônomo da Emater Francisco Gonçalo e da irmã Joanita Pereira, coordenadora da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, abrangeu assuntos sobre as necessidades e possibilidades de suma importância para a restituição do trabalho que visa reimplantar o horto em quatro bairros da cidade, sendo: São Domingos, Ivo Ferronato, Tiarajú e Damé.
O objetivo geral é oferecer conceitos de olericultura para os integrantes dos grupos, para que haja a possibilidade de enfrentamento do desemprego. Segundo Portela, foram revisadas as condições de infraestrutura e os recursos disponíveis tanto do local da horta, bem como as dinâmicas e conteúdos programáticos possíveis de serem aplicados. "Queremos fazer esse trabalho com a comunidade, mas não queremos nos ater apenas ao plantio, pretendemos apresentar noções de saúde alimentar, mediação de conflitos, esclarecimento dos direitos e deveres de cidadania, interagir com a população. Vamos nos aproximar para ajudar em tudo o que pudermos", afirma. Francisco ainda esclareceu, que devido à estiagem, o Daeb está projetando uma forma de reaproveitar a água da chuva para abastecer as hortas.