Em julho do ano passado, a cidade de Bagé garantiu 100% das moradias destinadas ao Rio Grande do Sul no programa Minha Casa Minha Vida. Após três meses de trabalhos, os quatro residenciais começam a tomar forma.
No bairro Morgado Rosa, onde serão construídas 564 residências, a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) cumpriu uma das exigências da Caixa Federal, que era asfaltar todo acesso aos empreendimentos.
Já as casas, que serão divididas em dois blocos, denominados Moriá e Ebenezer, seguem o cronograma normal. A terraplanagem já está realizada em mais de 50% de todo terreno e a parte estrutural, que compreende a estrutura de esgoto cloacal e pluvial já passa de 35% de execução. A novidade, segundo a engenheira responsável pelo canteiro de obras, Clarissa Ferro, é que as primeiras oito residências já foram concretadas pela equipe da Michellon Construtura e Incorporadora. "Nas próximas semanas pretendemos ter mais de 20 casas já concretadas, estamos realizando as fases e concluindo as etapas no prazo", garantiu Clarissa.
Nos próximos dias, devem começar os acabamentos nas moradias, como colocação das aberturas, fiação elétrica e outros itens. Atuam no local cerca de 40 funcionários, a grande maioria moradores da própria Rainha da Fronteira, somente o pessoal especializado em funções específicas que exijam tempo de experiência e cursos técnicos é que são de outras localidades.
Na avenida Espanha, onde serão entregues 600 apartamentos, o trabalho também é executado dentro do cronograma, segundo o responsável pela obra, engenheiro Carlos Silveira. A empresa Dallé Construções é a executora das edificações que são divididas em dois blocos de 300 apartamentos, denominados Sagrada Família e Nossa Senhora Auxiliadora.
Silveira falou sobre as atividades realizadas até o momento: "A terraplanagem está 100% prontas e as fundações em 70%. Também estamos com a principal concentração de esgoto cloacal e pluvial executadas pela metade". O profissional também informa que, semana que vem, os primeiros blocos de apartamentos começam a ser erguidos.
Em ambos locais, os responsáveis estão recebendo currículos para pessoas interessadas em trabalhar na obra. Basta levar o currículo diretamente nas obras. A previsão de entrega das 1164 moradias é prevista para a segunda metade 2019.