Na manhã desta segunda-feira (9), a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), realizou o ato em sorteio público, por ocasião dos critérios de desempate nas definições de colocação nos cargos de Engenheiro Civil e Arqueólogo, previsto no edital 001/2018, item 6.1.4., referente ao processo seletivo com finalidade de contratar profissionais habilitados para desempenhar as funções de Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental, Arqueólogo e Geólogo. A disputa aconteceu entre seis candidatos, quatro para engenheiros civis e dois para arqueólogo.
A pasta deve convocar os profissionais conforme necessidade. A seleção analisou e classificou fichas curriculares dos candidatos, que foram ranqueados conforme pontuação de títulos. Sendo eles: Gisele Pinheiro - Arqueólogo; Fábio Burgo da Silva - Engenheiro Civil; Márcio de Sousa Soares - Geólogo; Carina Kruger Bork - Engenheiro Ambiental.
De acordo com o secretário da Semapa, Aroldo Quintana, a pasta está trabalhando em vários projetos onde esses profissionais terão importância para executá-los, sendo o principal, a construção da barragem da Arvorezinha.
Ainda segundo Quintana, uma nova resolução da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), exige que as secretarias do Meio Ambiente dos municípios, possuam em seu quadro técnico profissionais nas quais as vagas contemplam. Desta forma, com a equipe completa, o município consegue o licenciamento para execução de outros projetos, dentre eles, o da barragem.
A contratação dos novos profissionais vai obedecer aos trâmites legais, obedecendo o procedimento legal do quadro funcional da prefeitura. Após essa etapa, o titular da pasta informa que os contratados participarão de um período adaptação junto a secretaria.