O município e a gestão ambiental foram o tema da palestra do promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, que abriu as atividades programadas para esta sexta-feira (6), no Seminário Meio Ambiente em Debate, realizado pela prefeitura municipal através da Secretaria de Meio Ambiente e Bioma Pama (Semapa).
Durante o discurso do promotor, os participantes foram esclarecidos em diversos aspectos das questões ambientais, onde foram discutidas a crise ambiental e o papel de cada ator. Segundo a Constituição Federal, artigo nº225 há a determinação de que a obrigação de preservar o meio ambiente não é apenas do poder público, mas também da coletividade: "a sociedade deve fazer a sua parte em conjunto com o poder público", frisa.
Martini dialogou ainda sobre a gestão ambiental nos municípios, necessidade de organização e estruturação das cidades para efetivamente protegerem o meio ambiente, além de um assunto local, como o saneamento básico, tratamento dos resíduos e esgotamento sanitário.
Para o secretário da Semapa, Aroldo Quintana, o seminário superou as expectativas da pasta, com a participação do público que acompanhou efetivamente os dois dias de evento. "Foram oferecidas palestras de alta qualidade, o que enriqueceu os debates. Tenho certeza que todos sairão com o conhecimento de qualidade na área ambiental", destacou. O debate enfatizou sugestões de manutenção de um fórum permanente de discussões do Bioma Pampa na região.