Nesta quinta-feira (05/04), completa dois meses da implantação do rodízio de abastecimento na cidade. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) avalia positivamente a medida, observando eficácia na manutenção da reserva de água da cidade. Segundo relatório emitido pela equipe técnica da Estação de Tratamento de Água (ETA), o racionamento possibilitou uma redução média de 22% no consumo, obtendo uma economia de cerca de 7.500 m³ de água por dia.
Outra medida frente à estiagem que obteve um efeito extremamente positivo foi a interligação das adutoras do Piraí e da Sanga Rasa. Conforme o parecer técnico, a obra permitiu que a barragem da Sanga Rasa fosse poupada significativamente. Hoje, a barragem do Piraí passou a ser responsável por 40% do abastecimento da cidade, a Emergencial por 36% e a Sanga Rasa por apenas 24%.
A reativação dos poços artesianos também é outra importante ação. Os cinco poços, que estavam parados e foram colocados em funcionamento desde fevereiro, contribuem no abastecimento com cerca de 30 mil litros por hora. São eles: Malafaia I, Malafaia II, Floresta, Madezatti e Emergencial. Já estavam em atividade e ganharam manutenção os poços Tiarajú, São Domingos, Stand e Comandante Kraemer.
Mesmo com todas as medidas, os níveis das barragens seguem preocupantes. A barragem da Sanga Rasa está 6,90 metros abaixo do normal. A do Piraí 2,50 metros negativos e a Emergencial está 0,20 metros aquém da normalidade. Em abril, até o momento, choveu 4 milímetros.