Para chamar a atenção para a data de dois de abril, Dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Coordenação de Atenção à Pessoa com Deficiência e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I), realizou na tarde desta segunda-feira (02), uma caminhada alusiva à data saindo da praça Rio Branco (de Esportes). O grupo desfilou pela avenida Sete de setembro até a Prefeitura de Bagé, onde logo após foi ministrada uma palestra pela neuropsicopedagoga, especialista em neuropsicologia, necessidades especiais e educação inclusiva, mestre em linguística e neurolinguística e doutoranda em educação, Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves, que atua no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I).
A palestra abordou o tema Interfaces das Aprendizagens Família, Escola e Sociedade: um olhar neuropsicopedagógico. Também foi abordado o trabalho desenvolvido junto ao Caps I e no Núcleo de Estudos e Pesquisas e, Cognição e Aprendizagem (NEPCA) da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).
O autismo é um transtorno caracterizado por dificuldades significativas na comunicação, comportamento e interação. Para a especialista, o encontro é uma oportunidade para que a sociedade tenha conhecimento sobre as especificidades, além de derrubar o preconceito.