A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, através da Coordenação de Proteção Social Básica, proporcionou 3 palestras entre terça-feira (27) e quarta-feira (28) aos assistidos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Bagé: Ivo Ferronato, Prado Velho e Damé. O intuito foi estimular o público presente a pensar sobre "Qualidade de Vida - como ser feliz consigo e com o mundo".
Segundo a Coordenadora da Proteção Social Básica, Adriana Tholozan, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) nos Cras, atende aproximadamente 200 pessoas por mês. "O trabalho exercido nas comunidades carentes é visível, são idosos, crianças e pessoas em condições desfavoráveis que diariamente são amparados pelos serviços que favorecem o desenvolvimento da cidadania e inclusão social".
A iniciativa do encontro foi da professora Joice Vigil Lopes responsável pela Oficina "Corpo e Movimento" dos 3 centros, que declarou sua dedicação com os alunos em uma frase: "qualidade de vida não se compra, se constrói".
O encontro contou com dinâmicas e apresentação de slides pela psicóloga palestrante da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Francione Souza, que afirmou "Quero aplicar um trabalho que os faça pensar em uma releitura de suas vidas, que busquem um estilo diferente no cotidiano, que valorizem suas próprias escolhas e que tenham um olhar atento para o que realmente importa". Ainda segundo Francine, o público presente foi muito receptivo, fazendo questionamentos e também sobre a possibilidade de um novo encontro.