A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência inaugura no dia 17 de abril, as 10h, as novas instalações do Centro de Referência Sá Monmany, um ganho para a comunidade do bairro Getúlio Vargas. A unidade é a quinta a ser instalada no município, que hoje já conta com os Centros de Referências da Arvorezinha, Floresta, Centro Social Urbano e Caic.
O centro contará com um Estratégia de Saúde da Família (ESF) já credenciado pelo Ministério da Saúde, composto por médico, enfermeiro, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e vacinação, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além dos médicos especialistas como, ginecologista obstetra, pediatra, cardiologista, fisioterapeuta, atendimento odontológico, raio x dentário e um farmacêutico com uma farmácia completa. Um diferencial perante a antiga situação do posto, que era apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS), disponibilizando somente consultas de ginecologia, clínico e odontologia.
Segundo o titular da pasta Mário Mena Kalil, com as antigas instalações eram atendidos cerca de 300 a 400 pacientes no mês, e agora com inauguração do centro os atendimentos vão ultrapassar os 2mil no mês.
O secretário, também ressaltou que recebeu a unidade sem condições de atendimento, insalubre, e que agora está sendo entregue uma nova, com todos os conceitos da vigilância sanitária e com rampa de acesso, que dá ao paciente portador de deficiência acessibilidade que também não existia nessa qualidade "Com certeza a população vai perceber a diferença, e a qualidade de atendimento, isso é muito importante. A suspensão foi temporária, mas com o intuito de resolver definitivamente este problema", afirmou o secretário.