A partir da próxima semana a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), retoma os trabalhos através do projeto Rodarte nas escolas Fundação Bidart e Téo Obino. As primeiras oficinas a serem oferecidas serão de danças urbanas, circo e teatro, oficina de judô e reforço escolar, nas áreas de português e matemática.
Para a secretaria de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, o objetivo é integrar e fomentar a cultura através do estimulo do conhecimento. "Diferente dos anos anteriores, onde o projeto tinha sede fixa e oferecia oficinas somente nesta sede, estaremos trabalhando em sistema rotativo e em núcleos, onde os instrutores se deslocarão até as escolas, barateando o custo, atingindo mais alunos e otimizando o tempo" comenta Lara.
A Escola Fundação Bidart terá 75 vagas disponíveis para os alunos das séries iniciais, nas seguintes oficinas: de libras, expressão corporal, teatro, circo, dança, além do reforço de português e reforço de matemática. Já na Escola Téo Obino as 75 vagas abrangem as series finais e as oficinas disponíveis são: judô, teatro/circo, dança, reforço de português e matemática.
Segundo a supervisora do projeto, Lisandra Borba, uma das exigências para o turno integral é a aplicação do reforço escolar. "Nosso objetivo através do reforço escolar é desenvolver a aprendizagem dos alunos que estão em nível de desigualdade com relação ao ritmo da turma", afirma Borba. A supervisora comenta ainda, que o projeto deve ser ampliado de forma gradual para todas as escolas municipais.