Nesta quinta-feira (29), os apreciadores de peixe já podem garantir o prato principal da Sexta-Feira Santa. A praça das Bandeiras (calçadão) estará recebendo a 2ª edição da Feira do Peixe Vivo, a partir das 8h. O evento é promovido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).
Para o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira, a ideia neste ano é duplicar o volume de vendas. Em 2017, foram comercializados cerca de uma tonelada de peixes. A singularidade da feira são as carpas, que poderão ser encontradas em quatro espécies: capim, húngara, cabeça grande e prateada, além da oferta de traíra. Os animais possuem tamanho adequado para esse tipo de comercialização, normalmente a partir de três quilos.
"Uma das nossas preocupações é com o bem-estar do animal, que deve sair da propriedade bem acondicionado, chegando na feira em perfeitas condições. É um evento que desperta curiosidade, principalmente das crianças, na primeira edição todos os peixes foram vendidos em poucas horas", destacou.
O titular da pasta ainda ressalta que evento simboliza o empreendedorismo dos pequenos produtores, constituindo um atrativo cultural e turístico para a cidade. "A feira é uma questão importante por acabar fomentando a produção dos pequenos produtores que precisam de alternativas de comercialização para viabilizar suas propriedades. Essa é uma questão importante que o governo do prefeito Divaldo Lara está oferecendo, abrindo novas oportunidades de comércio e outra alternativa de renda a esses produtores", finalizou.