A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Malafaia foi alvo de vandalismo acompanhado de furto pela quarta vez em uma semana. Foram suprimidos maleta de enfermagem, medicamentos, uma televisão LCD 24 polegadas, micro-ondas, a parte interna de um ar condicionado e dois computadores. Além de fechaduras estragadas, cerca de 12 vidros quebrados e algumas portas internas danificadas.
O acolhedor, Floriano de Jesus Saraiva, comentou que a equipe está triste com os fatos que vem acontecendo durante a semana e que além do bem material todas as informações dos pacientes que estavam salvas no computador foram perdidas "Estamos tristes porque fomos lesados, mas é a comunidade quem perde, por culpa de alguém que resolveu roubar o nosso posto", ressaltou.
A enfermeira, Tagila Falino também afirmou que a situação está bem complicada "Estamos refém deles, a gente vai para casa e fica sem saber o que vai encontrar quando voltar", pontuou.
A equipe faz um apelo a comunidade, para que se notada alguma atitude suspeita próxima a unidade, contate a Brigada Militar e denuncie, pois, os danos causados geram custos que deixam de ser investidos no ESF, que hoje atende cerca de 260 pacientes com serviços de pré-natal, testes rápidos, grupo de hipertensos, consultas diárias e visitas domiciliar aos acamados. O posto conta com serviço de segurança monitorada o que não inibe a ação dos vândalos.