O Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, acompanhado do diretor da pasta, Vinícius Assumpção, anunciaram, na tarde desta sexta-feira (23), a confirmação da instalação de uma loja de rede de caráter nacional. A informação veio do administrador do Hotel do Comércio, Antônio Ignácio, que afirmou que o prédio histórico, que possui sistema de energia solar, está sendo preparado para receber a loja. O investimento da rede no município, segundo Bayard, será de mais de R$ 2 milhões.
O titular da SDI, que já havia anunciado a vinda da rede para Bagé, comemorou a confirmação do empreendimento, que já está gerando dezenas de empregos na cidade. Em abril, o diretor da empresa deverá visitar Bagé. As obras no local deverão transcorrer até o mês de julho deste ano.
Obra
O Hotel do Comércio tem edificação estilo eclético e foi inaugurada no ano de 1842, constituindo-se no primeiro Hotel de Bagé e um dos primeiros do Rio Grande do Sul. A obra, que preserva todas as características históricas do local, apresenta, no entanto, transformações significativas. O pavimento térreo contará com ampla área frontal à avenida Sete de Setembro. Já na parte interna, onde haviam diversas pequenas lojas, haverá um único espaço à direita e à esquerda, contendo amplo jardim no centro. Na sobreloja haverá também uma grande área para exposição de produtos.
História
Além da área comercial, Ignácio apresentou a Bayard um conjunto de reformas no Hotel do Comércio, que terá o acesso principal pela rua Barão do Amazonas, onde historicamente iniciou suas atividades.
O Hotel, que deverá tornar-se também apart, apresentará 23 cômodos, tendo previsão de retornar as atividades até o final de 2018.