O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, está em Brasília cumprindo agenda de visitas a gabinetes e ministérios em busca de recursos que auxiliem os municípios do sul e campanha a enfrentar os prejuízos da estiagem. Durante encontro com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho e o Ministro da Agricultura e Pecuária, Mauro Blagio, Divaldo e uma comitiva de prefeitos das cidades do sul pediram apoio para o momento crítico de seca. "Nossa situação é crítica. No total, já acumulamos R$ 500 milhões em prejuízos em uma região que já tem certas dificuldades econômicas que se agravam nessa estiagem", destaca.
Segundo o coordenador de captação de recursos da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Márcio Pestana, entre o que está sendo solicitado está a busca por uma Bolsa Estiagem, recursos para o pequeno produtor, ração para gado de corte e leite, recursos para horas/máquina, que serão utilizados na abertura de açudes. No Ministério da Agricultura e Pecuária também foi solicitado o alongamento e prorrogação da dívida dos pequenos, médios e grandes produtores.
Para Divaldo, a força da caravana Gaúcha que foi a Brasília deve colaborar para que os ministérios direcionem atenção aos prejuízos locais. "Existem produtores no município vizinho que, além de não ter água para o consumo, não tem mais o que comer, porque os poucos animais que sobrevivem nas propriedades já começaram a ser abatidos para o sustento das famílias. Essa é a realidade de um município que tem terras fartas, mas que passa por um momento de extrema dificuldade e precisa do apoio e entendimento dos líderes nacionais, Defesa Civil e o Governo do Estado para que seja feito tudo o que é possível fazer", destaca.