O Serviço de Tuberculose realiza atividade alusiva a Semana Nacional de Combate a Tuberculose nas Estratégia de Saúde da Família. A Coordenadora do Serviço, Rosana Cerioli juntamente com os profissionais de tuberculose estão levando dados e metas para as reuniões realizadas no ESF, além, de demonstrar a importância do diagnóstico precoce para prevenir a doença. Também estão sendo entregues materiais didáticos.
Em Bagé, conforme a titular da pasta, cerca de 40 pacientes por ano são detectados no exame do bacilo de koch (BK) como positivo. Rosana explica que há duas formas de entrada de paciente no serviço de tuberculose, a primeira seria através do encaminhamento por um médico ou por um agente de saúde e a outra seria a forma voluntária do cidadão que desconfia de algum sintoma, como tosse, catarro.
A médica também explicou da importância das atividades nesta semana, ressaltando que o diagnóstico precoce tem que ser feito sempre. "Espero que não seja só uma semana, que lembrem todo o ano, porque a tuberculose está viva, ainda tem muitos casos. E ela deve ser uma campanha que tem que se manter ao longo do ano", pontuou.
O serviço de tuberculose em Bagé, foi inaugurado em julho de 1999. Trabalham no local, a médica pneumologista, uma bioquímica, um técnico de laboratório, um técnico de enfermagem e uma recepcionista, todos responsáveis por acompanhar o tratamento do paciente. A profissional ainda falou que o Serviço é responsável pela busca ativa de possíveis casos positivos.