As artes marciais são conhecidas não apenas por seu papel como esporte, mas também por seus valores éticos e foco no desenvolvimento humano. O judô, arte nascida no Japão e que tem forte tradição no Brasil, é o novo esporte que está sendo oferecido para alunos do Pré I e II, de quatro a seis anos incompletos, no Centro de Educação Mélanie Granier, que atualmente abriga a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Marianinha Lopes e a Creche Noturna Corujinha.
Segundo a supervisora da escola, Ana Caroline Soares, a oficina de judô, que começou nesta terça-feira (20), nos turnos da manhã e tarde, será muito importante para o desenvolvimento dos alunos. "O grupo docente está muito contente em oferecer esse esporte às nossas crianças, principalmente por ser novo na rede pública de educação infantil. Somos a primeira escola a receber esta oficina, que vai contribuir para a confiança, autoestima, respeito, força muscular e motivação dos pequenos ao virem para a escola", completa.
O professor de judô, Adriano Rodrigues, destacou a importância da arte nesta faixa etária, que auxilia no equilíbrio, lateralidade, coordenação motora, convívio em equipe, princípios morais e cordialidade. "Estou muito feliz em poder colaborar com o aprendizado desses alunos, principalmente por ser comprovado cientificamente que o judô aumenta em até 40% o raciocínio e concentração", justifica.
A supervisora adiantou que, nesta sexta-feira (23), começarão as aulas de dança, com a professora Elidiane Lobato. "Será mais uma atividade que iremos oferecer aos nossos alunos que exige concentração e respeito, assim como em qualquer outro esporte, e principalmente sociabilização entre eles", diz.