O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Brigada Militar, ação de caráter social e preventivo, que conta com o apoio do Governo Municipal através da secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), está com inscrições abertas.
As instituições de ensino interessadas em fazer parte do projeto devem enviar um ofício para a Prefeitura Municipal de Bagé, setor da Brigada Militar, localizado na avenida General Osório, 998. O trabalho deve iniciar nas próximas semanas. O Proerd é um esforço cooperativo em oferecer atividades educacionais em sala de aula, durante um semestre letivo, para alunos da rede municipal, estadual e particular, que estudam no 5º e 7º ano.
De acordo com a soldado Jerusa Oliz Nunes Alves, uma das instrutoras do Pelotão, são trabalhadas dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullying. "As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas, e promovem a civilidade", salienta.
No total, são dez encontros semanais nas escolas participantes. As aulas são interativas e os alunos desenvolvem diversas atividades. O programa envolve, principalmente, professores, pais, educadores, responsáveis e educandos.
Conforme a assessora de projetos sociais do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Sônia Barboza, o Proerd tem o objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. "Nossa expectativa é que, em 2018, mais alunos possam ser atendidos por este importante programa", diz.
A filosofia o programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis, promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção e visando a melhoria da qualidade de vida das crianças. O Proerd existe no município desde 2008 e já formou 16.274 crianças e adolescentes. Em 2017, foram 1.517