Nesta segunda-feira (19) A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), através da Coordenadoria de Economia Solidária, deu início a mais uma turma de "Pintura automotiva e assemelhados", que engloba além de automóveis, também portas, portões, placas de trânsito, refrigeradores, máquinas de lavar e fogões. A oficina faz parte do projeto Economia Solidária do Km 21, e tem por objetivo qualificar mão de obra e oferecer oportunidades aos cidadãos que desejam ingressar no mercado de trabalho.
Segundo o orientador técnico da oficina, Bleno Vidart Martin, foi devido ao sucesso da primeira edição, no ano de 2017, que a oficina está se repetindo nesse ano. "Qualificamos 45 profissionais para o mercado de trabalho somente em 2018. Nesse ano abrimos o curso com 7 alunos, mas assim que tivermos mais insumo disponível, abriremos mais vagas". Martin ainda esclareceu que a unidade Km 21 Bagé, preenche todos os requisitos do projeto Economia Solidária, tais como qualificação, colocação no mercado de trabalho e produção de renda.
O dinheiro arrecadado, com os serviços prestados através das oficinas, é dividido entre os beneficiários. Um deles é o Vinícius Simões Lopes, que declarou estar motivado pela vontade de mudar de vida. "Estou desempregado, pretendo me capacitar para que futuramente eu tenha mais chances de oportunidades. As vagas no mercado de trabalho estão escassas, essa é a minha chance de melhorar de vida", explica.
Para integrar a fila de espera para os cursos do projeto Economia Solidária, o interessado deve entrar em contato com a Smasi através dos fones (53) 3247 5290; (53) 3241 6005; (53) 3241 0055, ou diretamente na sede da secretaria, localizada na avenida São Judas, 796.