O Setor de Imunizações juntamente com a Secretária de Saúde Atenção à Pessoa com Deficiência definiu estratégias de vacinação para os adolescentes do município de Bagé, de acordo com as mudanças do Calendário Nacional de Imunizações. A vacina HPV quadrivalente estará disponível para as meninas com faixa etária de nove a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. A segunda dose será realizada com intervalos de seis meses.
Também estará disponível a vacina meningo C para ambos os sexos, na faixa etária de 11 a 14 anos de idade, dose única. A Estratégia adotada para vacinação neste ano de 2018 é mista, com vacinação nas Unidades de Saúde e nas Escolas, o que possibilita excelentes resultados.
O objetivo da vacinação contra o HPV é prevenir câncer de colo de útero, vulva, orofaringe, pênis e verrugas genitais em ambos sexos. Já a vacina Meningo C tem a finalidade de reforçar proteção contra meningites bacterianas. No Brasil a doença meningocócica está presente com ocorrência de surtos esporádicos. O objetivo desta ação é resgatar adolescentes não vacinados ou com esquema vacinal incompleto, melhorando assim a cobertura vacinal nesta faixa etária.
Nos próximos dias será encaminhado para as escolas o termo de autorização para a vacinação, que deverá ser assinado pelos pais ou responsável legal. Alunos que não apresentarem o termo de autorização para a vacinação não deverão ser vacinados em ambiente escolar.