Iniciada em 2014, a Fábrica de Gaiteiros de Bagé está prestes a comemorar quatro anos de atividade na cidade. Disponibilizado através da parceria com o Instituto Renato Borghetti, com matriz em Barra do Ribeiro, o projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Coordenado pelo professor Augusto "Maradona", o projeto encerrou 2016 com 50 alunos matriculados. Com a nova administração, já em abril do ano passado, mais 21 vagas foram abertas e preenchidas, ficando alguns alunos no aguardo. Após reunião entre o professor e o secretário Fabiano Marimon os horários foram otimizados, o que possibilitou o ingresso de mais jovens e crianças no projeto, zerando a fila de espera e, agora, totalizando 88 alunos, divididos em 12 turmas, aprendendo a tocar gaita.
As aulas, que são ministradas no terceiro andar da Biblioteca Pública, reiniciaram nesta segunda-feira (12), inclusive com alunos que começaram lá no primeiro ano das atividades e continuam frequentando a sala, inclusive ensinando os colegas.
Quem desejar mais informações pode procurar Maradona na Biblioteca Pública, das 9h às 12h, de segunda a sexta ou ligar para (53) 999428020. Porém, o professor destaca, que não existem vagas abertas, mas que os interessados podem aguardar que, quando as vagas forem surgindo, serão chamados.