A Prefeitura de Bagé divulgou o aviso de licitação da concorrência pública 001/2018, que visa a contratação de concessão administrativa da operação, expansão, modernização, otimização, manutenção e gestão da rede de iluminação pública de Bagé. Segundo explica o coordenador de captação de recursos da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) e presidente da comissão especial de licitação, Márcio Pestana, o recebimento dos envelopes por parte das empresas interessadas será até o dia 27 de abril, às 9h. A concessão é de 30 anos.
A implantação da modernização será através de uma Parceria Público Privada (PPP). A contratação envolve a realização dos investimentos, operação e transferência dos bens para o Poder Público ao final do contrato, que seria de cinco a trinta e cinco anos. O pagamento do poder público ao privado leva em consideração a performance da empresa, comprometimento e efetiva prestação de serviços.
O projeto vem sendo trabalhado desde janeiro de 2017.
O projeto
As novas luminárias contam com uma sala de tele gestão, que consiste em uma central de controle automatizada, que informa quando uma lâmpada queima. A partir do segundo ano de implantação, poderão ser adicionadas câmeras de segurança com captação de áudio e redes Wi-Fi nas luminárias. O consumo de energia é menor, as lâmpadas contam com durabilidade de 12 a 15 anos, enquanto as atuais duram de três a cinco anos. Além disso, até 95% dos itens que compõem o equipamento são recicláveis, pois não utilizam mercúrio ou chumbo na sua fabricação.
Benefícios
Entre os benefícios da troca, estão a melhoria da qualidade dos serviços, com a substituição das medições de quantitativos por avaliação dos resultados; intervenções que reduzem os custos de manutenção e eliminam pontos escuros na cidade, maior versatilidade e rapidez no atendimento às necessidades de iluminação viárias e em praças públicas e o contrato de longo prazo, que possibilita investimentos em tecnologia para reduzir o consumo de energia.
A modernização ocorreria em quatro anos. Com atendimento ao crescimento do município, eliminação de pontos escuros, reposição por vandalismo e melhorias na infraestrutura. Dentro do programa, acontece também a implantação do Centro de Controle Operacional, que monitora o parque de iluminação em tempo integral. O Investimento total é superior a R$ 60 milhões.