O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, apresentou à imprensa o local que abrigará o laboratório central do município, que até o momento está localizado junto ao Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes. O novo laboratório estará localizado na Rua Juvêncio Lemos, 181.
Para os pacientes da rede pública de saúde as novas instalações devem aumentar o número de exames para 12,5 mil exames mensais. Atualmente, o laboratório é responsável pelo diagnóstico de cerca de sete mil exames. O gestor também destacou uma grande novidade, que é a utilização de dois softwares, que permitirão que o exame do paciente seja acessado pelo médico em qualquer unidade de saúde, inclusive na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
A coordenadora do laboratório, Cíntia Lima Ambrósio, destaca que, desta forma, vai ser criado um histórico de cada paciente, evitando que muitos exames sejam repetidos sem a devida necessidade e possibilitando ao usuário a retirada do resultado na sua unidade de referência.
Segundo a coordenadora, o laboratório realiza a análise de 66 tipos de exames, contando com uma equipe de seis bioquímicas, seis técnicas de enfermagem, quatro recepcionistas e uma responsável pela higienização do local. "Vamos estar totalmente equipados e automatizados", disse.
De acordo com o responsável pelo setor de infraestrutura da secretaria de Saúde, Márcio Vinícius Gonçalves, a obra na casa, que conta com 240 metros quadrados, deve ser entregue no início de abril contendo 10 salas, sendo elas para coletas de exames, análise e recepção e acesso aos cadeirantes. Os custos aproximados da reforma é de R$ 15 mil, recursos próprios da secretaria.
Mário Mena enfatizou que o novo laboratório vai oferecer qualidade do atendimento e nos procedimentos igual ou superior a um estabelecimento particular."Estamos transformando o laboratório central em referência em saúde pública.. A estrutura física será adequada para a ampliação dos atendimentos, rapidez e eficiência do serviço, completou o secretário.