A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Casa da Cultura Pedro Wayne, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) iniciaram, nesta semana, o Projeto "Memorial Pedro Wayne: Traços Literários de Memória e Ensino" tem o objetivo de preservar o patrimônio documental doado pela família de Pedro Wayne, que hoje encontra-se na Casa da Cultura.
O desenvolvimento do projeto, de competência do SISBI/Unipampa Bagé, começou com o encaminhamento do "Livro de Recortes", do escritor para digitalização. A catalogação das fotos e o inventário bibliográfico também estão sendo realizados pela equipe da Casa de Cultura.
O projeto conta com vários membros da Unipampa que serão responsáveis pela digitalização e criação do Museu Digital, assim como com integrantes da Associação Amigos da Casa de Cultura Pedro Wayne (AACCPW) e Prefeitura Municipal de Bagé que serão mantenedoras do acervo.
A previsão é de que o Museu Digital Pedro Wayne seja disponibilizado na internet em 2019. No espaço virtual será possível ter acesso e pesquisar documentos, correspondências, fotografias e registros do escritor.